domingo, 19 de outubro de 2008

Bertolt Brecht

Olá a todos...

Hoje li uma frase atribuída ao dramaturgo e poeta Alemão Bertolt Brecht que foi citada inclusive no filme " V de Vingança", sempre quando penso em humanidade, penso nela, e que apesar de toda a humanidade criar tantas diferenças de cor, credo, raça, origem, posição social...sempre penso nela, no sentido de que apesar dessas diferenças estamos no mesmo barco, e apesar de muitas situações na vida não nos atingir, acabam atingindo nossos irmãos; é nessa hora que temos que estar posicionados a defender o direito de todos, pois quando tudo termina, o que importa não é se sobrevivi, o que importa é quantos eu salvei.

"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo."

É fácil não nos posicionar quando não nos atinge, quando estamos no calor de nossa casa; ainda existem desabrigados, famintos, menores abandonados, vitimas da violência diária... Que mesmo sem voz, mesmo sem defesa, mesmo sem apoio; necessitam de nossa ajuda.

Ainda pior que a opressão, a política do medo que vem para tentar nos controlar; é a omissão que assola a todos por não contar com o apoio daqueles que custam em ajudar os que clamam por um paz, justiça, igualdade.

Se você, meu amigo que me lê, sente que pode ajudar a tornar um pouco desse mundo melhor, junte-se.

Essa semana me propuseram escrever uma peça, sinceramente me senti tentado a escrever, e estou pensando seriamente, deve ser por isso que pensei em Brecht que era um grande Dramaturgo e Encenador, que para sua segurança teve que fugir da Alemanha Nazista para dezenas de países Europeus e Estados Unidos.

Nenhum comentário: