quarta-feira, 17 de março de 2010

Qual o motivo da crise da saúde no Brasil?

Hoje decidi falar de como o sistema de saúde Brasileiro entrou em crise. Para muitos isso instaurou-se agora, como se fosse por incompetência dos atuais governantes, mas acreditem, não é.
Historicamente podemos falar de um Brasil que foi vítima de políticas internacionais, em que o país se tornou escravo das decisões e orientações do Fundo monetário internacional, mas como deve ser de conhecimento da maioria, o FMI se baseia em ideais Neoliberalistas, em que alguns serviços públicos são entregues em mãos de empresas privadas diminuindo os gastos públicos; com isso foi aberto em nossa sociedade as grandes empresas que vieram prestar serviços que antes eram prestados pelo estado para a população que pode pagar, e sempre passando a imagem de que o "privado é bom e o público é ruim", isso afetou também o sistema de saúde, hoje estamos diante de vários hospitais atendendo em situação precária, em que médicos não possuem as condições minímas para aplicar o exercício da medicina.
Como estão vendo, o caos que existe na medicina não começou agora, é um fator histórico que nos afeta hoje, e infelizmente corre o risco de piorar, estamos diante de mais um momento em que os legisladores Brasileiros estão tramitando uma lei em que o conselho federal de medicina alega que precisa regulamentar o exercício de suas práticas profissionais. Seria muito bom regulamentar, reorganizar e reestruturar o sistema de saúde em nosso país, mas essa lei não vem pra sanar os problemas que já existem, mas para hierarquizar o sistema, afetando profissionais de outras áreas, profissões que a décadas lutam pela liberdade do exercício de suas profissões.
É incrível a proporção que os problemas enfrentados pela medicina está tomando, problemas que deveriam ser sanados estão sendo atribuídos a outras profissões, profissões essas que poderiam se unir a medicina em prol de sua melhoria, mas podem acabar se voltando contra ela, simplesmente por querer voltar a um sistema falido de atenção a saúde.
Estamos unidos nessa causa, e não deixaremos os profissionais afetados sofrerem as consequencias de politicas públicas sujas e falidas, e estaremos também ao lado dos profissionais médicos para que a saúde em nosso país tome um rumo de constante melhoria.

Um comentário:

Gabriel de Figueiredo Corrêa disse...

Muito bom o seu artigo mano Wagner. Está na hora de postar com mais frequência em !!!

Abraços !!!